23 de abril de 2013


POR QUE O DIA 23 DE ABRIL É O DIA DO ESCOTEIRO?

Por que o dia 23 de abril é o dia do Escoteiro?O Fundador do Escotismo escolheu patronos para os Ramos que criou. Como era próprio para a época e o lugar onde o Escotismo foi criado, ele escolheu nomes de "santos" para isso. Para o Ramo Escoteiro, o primeiro a surgir, optou por "São" Jorge. A justificativa para isso ele fez no capítulo VII do livro "Escotismo para Rapazes", quando se refere aos Cavaleiros da Idade Média, fazendo analogia de suas qualidades com o que se espera dos escoteiros.

Ele explicou que os cavaleiros "tinham como padroeiro a São Jorge, porque era, de todos os santos, o único cavaleiro", concluindo que São Jorge era "também o padroeiro dos Escoteiros em toda a parte", e completa falando da lenda do combate ao dragão, com o texto abaixo:
"Esta é exatamente a maneira pela qual um Escoteiro deve enfrentar um perigo ou uma dificuldade, por maior os mais assustadora que pareça ou por mal equipado que esteja para a luta. Se enfrentar a situação ousada e confiantemente, usando toda a sua força para superá-la, a probabilidade é que se saia bem.
O dia de São Jorge é 23 de abril. Nesse dia, todos os bons Escoteiros fazem questão de meditar sobre a Promessa e a Lei Escoteira. Lembre-se disso no próximo dia 23 de abril e envie suas saudações aos irmãos Escoteiros do mundo inteiro."
Hoje em dia, mesmo sem o caráter de "santo", Jorge da Capadócia continua sendo o patrono dos Escoteiros, e o dia 23 de abril comemorado como o Dia do Escoteiro em grande parte do mundo.


Feliz dia do Escoteiro..... Grupo Escoteiro Alfa Ômega 066 Pr -  Santa Terezinha de Itaipu

Nenhum comentário:

Postar um comentário